Compartilhe este artigo
A importância de Frei Otto e Gaudi para o período moderno.
Através de experimentos envolvendo condicionantes naturais, Otto e Gaudi foram responsáveis por promover uma nova forma de pensar a arquitetura.

O modernismo foi um período sem igual para a arquitetura. Sua internacionalização aliada à globalização foi responsável por levar a todos os cantos do mundo um estilo de arquitetura homogêneo e detentor de uma linguagem estritamente racional e que muitas vezes abdicava da beleza e da harmonia em prol de um funcionalismo radical.

No entanto, houveram arquitetos que através da experimentação souberam entender este período também como um momento de extrema importância para repensar os métodos de concepção e o modo de experienciar a arquitetura.

O arquiteto catalão espanhol Antoni Gaudí, por exemplo, não gostava de desenhos e preferia explorar a concepção de seus projetos - como a inacabada Igreja da Colônia Güell e a Sagrada Família - usando modelos em escala feitos de correntes ou cordas tracionados por pesos.

A técnica era utilizada pois Gaudí buscava optimizar a estrutura de seus edifícios e o arranjo de cargas através da disposição de curvas catenárias invertidas, isto é, curvas geradas pelo peso de saquinhos de areia ou outros objetos que tracionavam cordas fixadas em suas extremidades.

La Sagrada Família Basilica de Antonio Gaudí. Créditos da imagem: Arup
Modelo experimental construido por Gaudi para o projeto da Sagrada Família. Créditos da Imagem: KK Clark
Curvas catenárias de Gaudí. Créditos da Imagem: Memetician
“Os modelos físicos de cabeça para baixo de Gaudí levaram anos para serem construídos, mas lhe deram mais flexibilidade para explorar projetos orgânicos, uma vez que cada ajuste acionaria imediatamente a "recomputação física" dos arcos ideais. Ele rotacionaria então o modelo para a vertical por meio de um espelho colocado embaixo ou tirando fotos.” (Dragicevic 2015)

A gravidade aqui, logo, era a condicionante mais importante pela qual Gaudí iria moldar seus projetos. As cordas catenárias e os pontos aonde se fixavam eram, assim sendo, seus parâmetros, capazes de dar a forma final que seria utilizada pelo arquiteto.

De forma similar, outro arquiteto que buscava encontrar as relações de harmonia entre gravidade e a arquitetura para alcançar formas mais naturais era Frei Otto. Suas técnicas traziam para a arquitetura experimentações de tração e elasticidade inéditas.

Com pós-graduação em estruturas leves, um campo bastante negligenciado para a época, Otto foi pioneiro ao buscar entender a complexidade das forças atuantes em estruturas de membranas, tópico que demandavam cálculos de engenharia quase impossíveis para a época. (Murphy 2015)

Afim de tornar sua arquitetura tensionada possível, o arquiteto se valeu de metodologias únicas pautadas na experimentação, e projetando a partir da descoberta de formas produzidas pela natureza. Das muitas técnicas de exploração utilizadas por Otto, talvez a mais conhecida se refira ao uso das superfícies de filme de sabão, superfícies iguais as geradas por bolinhas de sabão. Otto se valia destas pois são superfícies perfeitas em questão de balanço entre peso, tensão e gravidade.

Experimentos de Otto. Créditos da Imagem: Asada, E.
Experimentos de Otto. Créditos da Imagem: Frei Otto
"Em várias frentes Otto foi muito além de seu tempo, vislumbrando novos meios de usar o mínimo de material e energia para criar espaço, abordando a sustentabilidade muito antes do termo ser empregado na arquitetura. Seu interesse em expandir os limites da disciplina é evidente em sua fascinação pela experimentação quando fala que precisamos compreender os "processos físicos, biológicos e técnicos que dão origem aos objetos.
Um ponto importante na carreira de Otto foi o projeto para o Pavilhão Alemão na Exposição Mundial de Montreal em 1967. Esse trabalho demonstra a importância cada vez maior da tecnologia, da pré-fabricação e da produção em massa na arquitetura e, pela primeira vez, atraiu atenção mundial para suas estruturas tensionadas."  (2017 Rawn)
German Pavilion na Expo '67.
Olympiapark München | Frei Otto

Para tornar seus projetos viáveis, tal como Gaudí, Otto também executava testes de carga, fotografando cuidadosamente as mudanças na deflexão e desempenho para alcançar resultados construtivos eficientes.

Os projetos de Gaudí e Frei Otto são sólidos exemplos das possibilidades de uma arquitetura guiada por parâmetros, e demonstram como este modo de concepção não está intrinsecamente atrelado ao computador - embora este certamente potencialize e contribua para o processo, facilitando a execução de experimentações, simulações e comparações.

Consequentemente, muitos projetos contemporâneos se valem do mesmo principio que Gaudí e Otto utilizaram para moldar formas, pautadas na experimentação e na manipulação da gravidade e das condicionantes de material, porém, com o diferencial da utilização da programação e da rápida resposta de cálculo que a máquina permite.

“O que faz de Gaudí e Otto atores tão empolgantes no debate sobre Parametricismo é a evidência de novos horizontes para o design que suas intensas experimentações revelam. Ambos nos presenteiam com sua profunda compreensão a respeito da matriz que estrutura e materiais compõe juntamente com os fundamentos físicos e biotecnológicos do mundo natural - nos níveis macro e microscópico. O que eles conseguiram como agentes precursores essenciais de um parametricismo digitalmente conduzido deveria servir de ajuda para convencer aqueles que ainda se mantém receosos quanto ao novo e maravilhoso mundo das estratégias de design flexíveis que, embora ainda à beira de emergir completamente, em breve ampliarão bastante seu repertório. Ao trabalhar de forma paramétrica em toda sua gama de possibilidades abundantes oportunidades para enriquecer a prática surgirão. Com isso, arquitetos terão que encontrar uma maneira de adotar um diálogo mediado pela computação, afim de cobrir uma gama muito mais ampla de variáveis paramétricas que passariam a envolver até mesmo especialistas que não são necessariamente arquitetos.” (Burry 2016)
Simulações de tensão realizadas através de cálculos paramétricos. Créditos da imagem: Joucka, R.
Henrique Andrade

Arquiteto e Urbanista de formação, designer e programador por insistência. Acredito que a tecnologia tem o poder de revolucionar a sociedade para o bem e para o mal, a depender de como a utilizamos.

Participe do debate

O Membrana Paramétrica incentiva o debate: compartilhe também suas ideias ou opiniões e contribua para um debate saudável sobre o assunto.

Sobre o Membrana

Buscando inspiração na Natureza e utilizando a tecnologia para reinventar os espaços que habitamos

Fruto de um desejo de dialogar sobre as influências da tecnologia sobre a arquitetura e o design, o Membrana paramétrica explora temas como Design Computacional, Parametricismo, Design Regenerativo, Cidades Inteligentes*, Inteligências Artificiais, Fabricação Digital e tantos mais.

Saiba Mais